FECOMÉRCIO APOIA LANÇAMENTO DE FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DO BOMBEIRO CIVIL

Com o apoio da Federação do Comércio, o Sindicato das Empresas de Bombeiro Civil do Distrito Federal (Sepebc-DF), promoveu nesta segunda-feira (6), na Câmara Legislativa do DF, o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa e Desenvolvimento da Profissão de Bombeiro Civil. A meta da frente é promover ações visando o crescimento do setor, criado em 2009, nivelando com a profissão de brigadista –atualmente são três mil profissionais e cerca de 80 empresas de bombeiro civil no DF — 30 são de formação e 50 prestadoras de serviços. A criação da frente foi proposta pelos deputados distritais Rafael Prudente (PMDB) e Celina Leão (PPS).

Pedro

O diretor do Sindicato das Empresas de Bombeiro Civil, Ceciliano Júnior, acredita que a proposta da frente parlamentar contribui para um novo momento da profissão, com amparo legal e jurídico. Segundo ele, um dos projetos que a frente pretende desenvolver é a qualificação profissional do bombeiro civil. “Entendemos que este é um setor que carece de políticas públicas e de iniciativas que contribuam para o aumento da segurança, qualificação profissional e expansão do mercado de trabalho para o bombeiro civil”, argumenta Ceciliano.

O supervisor pedagógico de segurança do trabalho do Senac, Pedro Ivo, esteve presente na solenidade representando o presidente da Fecomércio, Adelmir Santana. Na ocasião, a Fecomércio recebeu dos representantes da categoria uma Moção Louvor pelos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento da profissão de bombeiro civil. De acordo com Pedro, a profissão é exercida por civis em áreas relacionadas à prevenção e resposta a emergências. E destacou que desenvolver a profissão por meio do ensino profissionalizante é uma das propostas da Faculdade Senac, que oferece cursos profissionalizantes na área. “Neste momento, o nosso principal foco é o de fortalecer o sindicato. A Fecomércio e o Senac se colocam à disposição para oferecer o que for necessário no que diz respeito a formação e prestação de serviços das empresas”, garantiu Pedro Ivo.

O bombeiro civil é classificado em ‘Nível Básico’ quando combatente direto ou não do fogo; ‘Líder’, aquele “formado como técnico em prevenção e combate a incêndio, em curso similar a nível médio” para ser comandante de guarnição; e ‘Mestre’, aquele graduado “em engenharia com especialização em prevenção e combate a incêndio, a ser responsável pelo Departamento de Prevenção e Combate a Incêndio”.

O deputado Rafael Prudente, um dos responsáveis pela criação da frente parlamentar, também destacou a importância da formação do grupo para evitar que tragédias como o incêndio da boate Kiss – ocorrido em 2013, na cidade gaúcha de Santa Maria e que deixou 243 mortos – se repitam no Brasil. “Este é um importante passo que estamos dando em direção ao aumento da segurança contra incêndio no Brasil”, comentou. Para ele, o governo precisa estar atento. “Nosso objetivo é fortalecer ainda mais esses profissionais que desenvolvem um trabalho muito importante e necessário para a sociedade”, explica Rafael Prudente.

O deputado destacou ainda a proposta em dialogar com o Poder Executivo e com organizações da sociedade civil ligadas ao tema para estabelecer propostas, políticas e programas de prevenção e combate a incêndios.

Escreva um Comentário