Museu Nacional: perda inestimável para o patrimônio e a história da humanidade

Museu Nacional: perda inestimável para o patrimônio e a história da humanidade

http://www.fna.org.br/2018/09/02/museu-nacional-perda-inestimavel-para-o-patrimonio-e-a-historia-da-humanidade/

 

O Brasil e a história da humanidade perderam, na noite deste domingo (02/09), uma importante fonte de registro e pesquisa. O incêndio que atingiu o Museu Nacional, localizado na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro (RJ), destruiu milhares de obras e relíquias da civilização que transcendem os 200 anos da edificação histórica que foi residência de Dom Pedro I e palco da assinatura da Independência. Criado por Dom João VI em 1818, o museu era a maior referência em história natural e antropológica da América Latina.

A perda tem valor inestimável para a pesquisa científica mundial e expõe a frágil conservação dos acervos nacionais, relegados ao abandono assim como boa parte dos projetos culturais e sociais desse país. Com repasses federais limitados, o prédio do Museu Nacional apresentava problemas estruturais e enfrentou cortes orçamentários que agravaram a situação. Algumas salas estavam fechadas, incluindo as que abrigavam o primeiro dinossauro de grande porte já montado no Brasil, por exemplo. O acervo do museu incluía ainda uma coleção de múmias egípcias e meteoritos raros.

Em face da gravidade dos fatos, a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanista (FNA) e seus sindicatos vêm a público repudiar a política de abandono do patrimônio público e histórico brasileiro. O episódio do Museu Nacional é mais um exemplo do descaso e da falta de políticas públicas eficientes. Mais do que atingir o patrimônio da humanidade, o fogo desta noite no Museu Nacional no Rio de Janeiro transforma em cinzas a confiança do povo brasileiro em relação ao poder público.

Um governo que não cuida de seu povo, da saúde, da segurança e, tampouco, de sua história.

 

Foto: Vitor Abdala/ Agência Brasil

Escreva um Comentário