lines_apresentacao

NOSSA APRESENTAÇÃO

A FRENTE PARLAMENTAR MISTA EM DEFESA E DESENVOLVIMENTO DA PROFISSÃO DE BOMBEIRO CIVIL é uma entidade associativa civil, de interesse público e natureza política suprapartidária, de âmbito nacional e de duração indeterminada, com sede e foro no Distrito Federal, Câmara dos Deputados, anexo III, Gabinete 572.

A FRENTE PARLAMENTAR MISTA EM DEFESA E DESENVOLVIMENTO DA PROFISSÃO DE BOMBEIRO CIVIL é uma entidade de direito privado, constituída por representantes de todas as correntes de opinião política do Congresso Nacional, instituída sem fins lucrativos, de âmbito nacional, de duração indeterminada.

A LEI Nº 11.901, DE 12 DE JANEIRO DE 2009. Dispõe sobre a profissão de Bombeiro Civil, que existe há décadas, e nos últimos anos vem ganhando grande projeção.

O Bombeiro Civil é um “profissional” de prevenção e ação em emergências, que tem sua ação muito mais ampla que apenas “prevenção de incêndios”. Um Bombeiro Civil atua em serviços de salvamento e resgate, em emergências industriais e desastres naturais, integra forças municipais e Defesa Civil, além de entidades publicas e empresas privadas, tornando o Brasil muito mais seguro.

O Bombeiro Civil trabalha em toda e qualquer situação de grande concentração de pessoas, ou certo grau de riscos, esse profissional previne situações de emergência, e caso haja, ele controla ou diminui sua dimensão, salvando vidas e evitando prejuízos, os locais que tem Bombeiros Civis contam como um sistema interno de prevenção e resposta a emergências, assim dificilmente precisarão de socorro externo, os Bombeiros Civis fazem esse País muito mais seguro, e evitam custos aos Estados.

No Brasil com 5.564 Municípios, apenas 635 possuem serviço de Bombeiros, são 4.929 municípios no Brasil sem serviço de Bombeiros (fonte Agência Brasil 2009). O Bombeiro Militar, é funcionário publico Estadual, não pode prestar serviços em empresas que para esta segurança contam com o Bombeiro Civil. Destes 635 municípios que tem serviços de Bombeiros, em mais de 100, principalmente no Sul, o serviço é feito por Bombeiros Civil Voluntários.

O Bombeiro Civil existe no Brasil desde 1892, a profissão vem ganhando projeção em todo Pais nos últimos anos, há Sindicatos, Associações, Conselho, centros de formação e aperfeiçoamento, empresas e milhares de empregados por contratação direta e indireta em todo País.

É nesse sentido que a FRENTE PARLAMENTAR MISTA EM DEFESA DA PROFISSÃO DE BOMBEIRO CIVIL trabalhará tendo como missão, a Conscientização, defesa e desenvolvimento da profissão de Bombeiro Civil no Distrito Federal-DF e em todo Território Nacional.